Blogues

A Brincar
Este blog pretende ser um veiculo de comunicação entre o Jardim de Infância de Amor e os pais das crianças que o frequentam, divulgando as atividades mais relevantes que nele se desenvolvem.
Auto(a)s: Rosário


Apontamentos sobre Educação de Infância


Autor(a)s: Fábio Gonçalves


Artistas de Palmo e Meio
Espaço das crianças do JI de Além - Gavião - V. N. de Famalicão, sob a orientação das Educadoras de Infância.
Autor(a)s: Alzira Araújo e Paula Lages


Baú da Carla
É um Blogue onde eu vou guardar todos os momentos preciosos, importantes, memoráveis, inesquecíveis, alegres, coloridos e cheios de vida, momentos esses que eu vivi, vivo e viverei na sala do Pré-Escolar, com as minhas crianças.
Autor(a)s: Carla Pinto

Barquinho de papel 

Autor(a)s: Manuela Cardoso


Bloguefólio
Portefólio digital de um grupo de crianças do pré-escolar... porque há só uma infância e é importante documentá-la. 
Autor(a)s: Maria de Jesus Sousa 

Brincar
Este blog pretende ser uma partilha de saberes onde crianças, educadoras e alunas estagiárias poderão publicar atividades, experiências ou vivências interessantes. Porquê o nome brincar? Porque brincar é inato na criança...
Autor(a)s: Rosa Montez  

Brincar Aqui
Jardim de Infância de Meãs do Campo
Um novo espaço para falar do que fazemos por aqui, educadoras e crianças, em alguns jardins de infância públicos, do concelho de Montemor-o-Velho. 
Autor(a)s: Mizé, Paula Marques, Marília Alves, Ofélia

Brinco Sim!
Espaço de documentação e comunicação de atividades, brincadeiras e outras coisas importantes, da sala B do jardim de infância da EBI de Pereira (Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho)
Autor(a)s: Ofélia Libório

Continuo Buscando
Sou educadora há 34 anos...e adoro! "Só mesmo se me permites, poderei ser teu/tua educador (a) e fazer de cada dia a grande festa do deslumbramento das primeiras descobertas, ajudar-te a aprender brincando e construir contigo o caminho enquanto vamos andando." Cecília Sabbatini
Autor(a)s: Maria do Rosário Moita Macedo

Crescer Saudável
Porque partilhar é também uma forma de crescer saudável de corpo e espírito
Autor(a)s: Gabriela Frias



Espaço Jardim de Infância
Somos os meninos e meninas, de uma sala de Jardim de Infância no Agrupamento Poeta Joaquim Serra, no Montijo, Setúbal...Este ano na EB1/JI do Alto de Estanqueiro!
Autor(a)s: Ana C

Galega Encarnada
Esta é uma janela aberta ao olhar dos pais e dos amigos sobre algumas das atividades da sala encarnada. Se veio aqui, demonstre que aqui esteve, pois é dessa presença que esta "janela" necessita. Obrigada.
Autor(a)s: Maria Leonor Albuquerque

Girassol
Um blogue, que surgiu na sequência de um jornal mensal, para divulgar junto dos pais e da comunidade educativa do Agrupamento Josefa de Óbidos as atividades desenvolvidas no Jardim de Infância de A-dos-Negros.
Autor(a)s: Idalina Francisco.

Jardim da Nossa Infância
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado." Rubem Alves
Autor(a)s: Cristina Pinto

Salamarela
Este blogue nasceu no ano de 2010 para responder às solicitações que foram chegando à Sala Amarela da EB1/JI de S. Miguel, na Enxara do Bispo.
Para nós, aprender na Sala Amarela, de segunda a sexta-feira, é muito bom e temos entre todos o compromisso de dar o nosso melhor em tudo o que fazemos! É assim que estaremos aqui também... Acompanhem-nos! 
Autor(a)s: Henrique Santos

Sala da Educadora Béu (Isabel)
Sejam bem vindos à nossa sala de creche, Sala Lilás (educadora Béu). Aqui pretendemos partilhar algumas das atividades que iremos desenvolver ao longo deste ano letivo. Assim como também pretende ser um ponto de encontro e partilha para com os pais e restante comunidade educativa... Espreitem à vontade e dêem-nos a vossa opinião, quer nas reações ou mesmo nos comentários no final de cada post (notícia publicada)... 

Autor(a)s: Isabel Barbosa 

Sala da Luísa
Blogue de divulgação sobre a prática trabalhada com um grupo de crianças dos 3 aos 6 anos.
Instrumentos de interação/partilha com as famílias.
Educadora Luísa Cerqueira


Sem pressas
Este espaço será aproveitado, recheado de observações, experiências, explorações vividas no meu dia-a-dia de educadora. Tentarei expressar os sentimentos, as aprendizagens vividas por mim e pelas crianças que diariamente partilham este longo caminho. 
Autor(a)s: Iolanda Pereira

Sítio da Educação
Partilha de atividades e técnicas, bem como, de suporte pedagógico usado na área da educação pré-escolar.
Autor(a)s: Milena Branco

Triquiteiros de S. João 
"Quem se rende à tentação do ninho, jamais aprende a voar; Quem não se aventura pelos mares, verá o casco de seu barco apodrecer em pleno cais; Quem não ousar na vida profissional, ficará superado porque não foi capaz de dialogar com as mudanças que o tempo ofereceu. A ousadia de ser mestre, mediador, professor está nas nossas mãos" – Werneck
Autor(a)s: Rosa Maria Alves

Verdes Anos
Jornal do Pré-escolar Escola Básica Espinho 2
Autor(a)s: Manuela Cardoso
"Quem se rende à tentação do ninho, jamais aprende a voar; Quem não se aventura pelos mares, verá o casco de seu barco apodrecer em pleno cais; Quem não ousar na vida profissional, ficará superado porque não foi capaz de dialogar com as mudanças que o tempo ofereceu. A ousadia de ser mestre, mediador, professor está nas nossas mãos" – Werneck - See more at: http://jisjoaosalaa.blogspot.pt/#sthash.JmvNROa7.dpuf




3 comentários:

  1. O meu comentário hoje vai para o blogue do Triquiteiros de São João, com uma abordagem às artes integradas fantástica! A educação artística musical não se faz com musica para crianças, ou apenas com ela. Esta é uma reflexão que seria importante fazermos nas nossas práticas. Por outro lado, os movimentos estéticos não acontecem numa arte isolada...

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Ofélia. Tentamos dar resposta à expressão pessoal e coletiva, através de vários tipos de exploração, bem como criar várias possibilidades de exploração de técnicas e materiais, de (re)criar obras de arte, de analisar, refletir e apreciar o belo.

    ResponderEliminar